Roni Cohen-Pavon, ex-executivo de 36 anos da extinta plataforma de empréstimo de criptomoedas Celsius Network, fundada por Alex Mashinsky, declarou-se culpado de quatro acusações criminais, como revelado por documentos judiciais divulgados pelo Inner City Press.
CRYPTO CRIMES: #Celsius' Mashinsky Co-Defendant Pleads Guilty Now Cohen-Pavon To Be Sentenced Dec 11 - Inner City Press story: https://t.co/YxpFzjHd4h pic.twitter.com/Njy5JOsmaw
— Inner City Press (@innercitypress) September 14, 2023
As acusações imputadas a Cohen-Pavon estão relacionadas à manipulação do mercado do token CEL e fraude eletrônica, acarretando uma possível sentença combinada de prisão de até 65 anos. Além da pena de prisão, o réu enfrentará ordens de restituição, cujo montante será determinado pelo tribunal.
A data da sentença está agendada para 11 de dezembro de 2024, diante do juiz distrital dos EUA John Koeltl, na cidade de Manhattan. Até o desfecho desse julgamento, Cohen-Pavon permanecerá em liberdade mediante o pagamento de fiança. A situação continua sendo acompanhada de perto por observadores do universo cripto e do sistema judicial.