Tigran Gambaryan, executivo da Binance detido pelas autoridades nigerianas em fevereiro, se declarou inocente das acusações de lavagem de dinheiro em um tribunal superior da Nigéria nesta segunda-feira (8). Gambaryan foi preso até o julgamento, mas pode solicitar fiança até 18 de abril.
Gambaryan e outro executivo da Binance, Nadeem Anjarwalla, foram detidos em fevereiro. O governo da Nigéria acusou a Binance de ajudar a processar bilhões de dólares em fundos ilegais e manipular a taxa de câmbio da naira nigeriana.
Em março, Anjarwalla escapou da prisão. Os dois executivos entraram com uma ação contra o governo nigeriano, acusando-o de violar seus direitos humanos O Serviço Federal de Receita Federal da Nigéria (FIRS) acusou a Binance, Gambaryan e Anjarwalla de evasão fiscal, enquanto a Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros (EFCC) os acusou de lavagem de dinheiro.
Um juiz nigeriano permitiu que o processo contra Gambaryan continuasse argumentando que ele e Anjarwalla já haviam se envolvido com autoridades do país em relação às operações da Binance e, portanto, poderiam ser considerados representantes da empresa.
Gambaryan se declarou inocente de cinco acusações, incluindo a de usar a Binance para negociar ilegalmente taxas de câmbio na Nigéria.