O FBI dos EUA alertou os estadunidenses contra o uso de serviços de transmissão de dinheiro criptografado não registrados, citando o risco de perda de acesso a fundos e envolvimento em atividades ilegais.
Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (25) o Internet Crime Complaint Center (IC3) do FBI aconselha os usuários a evitar serviços de criptografia de empresas que não estão registradas como Empresas de Serviços Monetários (MSBs) sob a lei federal e que não cumprem as regras de combate à lavagem de dinheiro.
“Algumas medidas simples podem impedir o uso não intencional de serviços não conformes”, escreveu o FBI. “Por exemplo, evite serviços de transmissão de dinheiro em criptomoeda que não coletam informações de conhecimento do seu cliente (KYC) dos clientes quando necessário.”
O órgão também sugeriu que os usuários veliquem se a empresa está registrada como Empresa de Serviços Monetários usando uma ferramenta da Rede de Execução de Crimes Financeiros dos EUA (FinCEN).
“O FBI conduziu recentemente operações de aplicação da lei contra serviços de criptomoeda que não foram licenciados de acordo com a lei federal”, dizia o FBI no comunicado. O órgão alertou que as pessoas que “usam serviços de transmissão de dinheiro em criptomoedas não licenciados podem enfrentar perturbações financeiras durante as ações de aplicação da lei”.