A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido emitiu um alerta relevante para os influenciadores digitais que atuam no mercado de criptomoedas. Segundo a FCA, os influencers que não são diretamente remunerados pelas empresas, mas que promovem produtos e serviços com a esperança de conseguir contratos futuros ou aumentar suas visualizações, também estão sujeitos às regras de publicidade financeira.
Essa notificação foi realizada segundo a aprovação dos Serviços Financeiros e Markets Act, que entrou em vigor no final de junho, concedendo à FCA a supervisão das promoções de criptomoedas. Por meio de uma consulta sobre as regras de publicidade nas mídias sociais para o setor financeiro, a FCA esclareceu que influenciadores digitais não pagos, assim como os pagos, estão sujeitos às mesmas regras de promoção financeira.
Portanto, caso comuniquem promoções financeiras sem a aprovação de uma pessoa autorizada, podem estar envolvidos em atividades de "comunicação ilegal de promoção financeira", o que representa uma violação da lei.
Essa medida visa garantir a proteção dos consumidores e a integridade do mercado financeiro, visto que as promoções de criptomoedas podem impactar diretamente a tomada de decisão dos investidores e usuários.