A França lançou um módulo de treinamento para influenciadores criptos e financeiros, em um esforço para proteger os investidores de informações imprecisas ou enganosas. A iniciativa foi criada pela Autorité des Marchés Financiers (AMF) e pela Autorité de Régulation Professionnelle de la Publicité (ARPP).
O módulo fornece orientações sobre como identificar e divulgar publicidade paga, bem como sobre como promover produtos e serviços financeiros de forma responsável. A presidente da AMF, Marie-Anne Barbat-Layani, disse que “Proteger os pequenos investidores é a nossa principal prioridade. Se uma publicação de um influenciador for paga, é crucial que o público seja claramente informado”.
Barbat-Layani também ressalta que “alguns influenciadores não têm conhecimento” sobre a regulamentação do setor das finanças”. Para ela, “as finanças são um setor altamente regulamentado e as comunicações de investimento devem cumprir as regras e ser claras, precisas, não enganosas e equilibradas”.
Os influenciadores que concluírem o módulo com sucesso, ao acertarem pelo menos 75% de uma prova de 25 questões de múltipla escolha, receberão o Certificado de Influência Responsável em Publicidade Financeira. A ARPP será responsável por monitorar esses criadores aprovadas. Se necessário, o órgão retirará o certificado.
“Este certificado ajudará a profissionalizar esta área e a proteger os investidores de produtos financeiros demasiado complexos ou demasiado arriscados”, completa Barbat-Layani.