Enquanto a Receita Federal registra um crescimento no número de investidores em criptomoedas no Brasil, uma pesquisa recente da iStock, compartilhada com o Cointelegraph Brasil, revela que a maioria dos brasileiros não demonstra interesse nesse tipo de investimento.
A pesquisa VisualGPS aponta uma queda no interesse dos brasileiros por criptomoedas nos últimos anos, de 85% em 2022 para 78% em 2023. Ainda mais surpreendente, menos de 1% dos brasileiros considerariam investir em criptomoedas se tivessem dinheiro disponível.
Em contraste, 43% dos brasileiros preferem investir ou poupar em contas tradicionais. Especialistas da iStock acreditam que o conteúdo visual pode ser fundamental para aumentar a confiança dos brasileiros em investimentos, independentemente do tipo.
"A transformação digital para o setor financeiro é complexa e multifacetada. As tecnologias emergentes apresentam desafios quando se trata de adoção generalizada”, afirmou o gerente de Creative Insights da iStock & Getty Images, Samuel Malave Jr.
“À medida que os bancos tradicionais e as fintechs continuam a criar oportunidades para a acessibilidade ao investimento, construir confiança é e continuará sendo uma prioridade fundamental para se conectar com os consumidores brasileiros", destacou Malave Jr.
A pesquisa também revela uma mudança de comportamento entre as gerações mais jovens. 61% da Geração Z e Millennials se sentem confiantes sobre as criptomoedas, e 47% acreditam que elas podem substituir o sistema bancário tradicional no futuro. Para essas gerações, as criptomoedas são o "novo dinheiro".