A Genesis Global Capital, empresa de empréstimos de criptomoedas, chegou a um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para pagar uma multa civil de US$ 21 milhões. A empresa foi acusada de oferecer e vender títulos não registrados por meio do programa Gemini Earn.
Como parte do acordo, a Genesis pagará uma multa civil de US$ 21 milhões. O pagamento, no entanto, só será feito após a quitação de todas as reivindicações permitidas pelo tribunal de falências, incluindo as dos investidores de varejo da Gemini Earn.
O presidente da SEC, Gary Gensler, destacou a importância das empresas seguirem as leis já criadas. “O acordo de hoje baseia-se em ações anteriores para deixar claro ao mercado e ao público investidor que as plataformas de empréstimo criptográfico e outros intermediários precisam cumprir nossas leis de valores mobiliários testadas pelo tempo”, afirmou.
Para ele, “fazer isso protege melhor os investidores” e “promove a confiança nos mercados. Não é opcional. É a lei." Gurbir S. Grewal, diretor da Divisão de Execução da SEC, alertou sobre os riscos que os investidores enfrentam quando as empresas não cumprem as leis de valores mobiliários. Ele ressaltou que o colapso do programa Gemini Earn ilustra a necessidade de proteções aos investidores.
“Como esta ação de fiscalização deixa claro, nenhuma quantidade de exagero e publicidade pode substituir as divulgações de proteção ao investidor exigidas pelas leis federais de valores mobiliários”, acrescentaram.