O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, enfrentou críticas de congressistas em uma audiência nesta quarta-feira (27) durante discurso no Congresso perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara (HFSC). Os legisladores o acusaram de sufocar a inovação e favorecer grandes empresas na indústria de criptomoedas.
O presidente do Comite, Patrick McHenry, disse que a SEC está causando "mais confusão e danos duradouros" com suas ações regulatórias em relação a criptomoedas. "Nossa paciência está se esgotando", disse McHenry. "Seus esforços para sufocar o ecossistema de ativos digitais são claros para todos."
O deputado Tom Emmer também criticou Gensler e disse que ao criar essa incerteza regulatório beneficia grandes empresas na indústria do setor em vez de startups. Emmer comenta que mesmo com todos os anos trabalhados, ele “não é um regulador imparcial”.
Para o republicano, é claro que o político está “trabalhando para consolidar seu próprio poder, mesmo que isso signifique oportunidades esmagadoras para os americanos comuns e, francamente, o futuro financeiro deste país”.
Do outro lado, Maxine Waters, membro do ranking do HFSC, elogiou o discurso do Gensler e disse que “só queria ter certeza de que o lado oposto do corredor, que protege essas empresas com muita frequência e de muitas maneiras diferentes, saiba o que está fazendo”.