Uma operação criminosa deixou um rastro de prejuízos na última quarta-feira (25), com hackers desviando um montante de US$ 4,4 milhões em criptomoedas de, pelo menos, 25 usuários da plataforma de armazenamento de senhas LastPass. A informação foi divulgada pelo analista de blockchain ZachXBT, e destaca a gravidade do ataque que atingiu aqueles que confiavam na segurança da plataforma.
Just on October 25, 2023 alone another ~$4.4M was drained from 25+ victims as a result of the LastPass hack.
— ZachXBT (@zachxbt) October 27, 2023
Cannot stress this enough, if you believe you may have ever stored your seed phrase or keys in LastPass migrate your crypto assets immediately. pic.twitter.com/26HsxrlnCb
"Apenas em 25 de outubro de 2023, aproximadamente US$ 4,4 milhões foram drenados de mais de 25 vítimas como resultado do hack do LastPass. Não posso deixar de enfatizar isso o suficiente, se você acredita que alguma vez armazenou sua frase-semente ou chaves no LastPass, migre suas criptomoedas imediatamente", disse ZachXBT no X (ex-Twitter).
Ataque ao LastPass: história de vulnerabilidade
O LastPass, conhecido por sua função de armazenar e criptografar informações de senha de seus usuários, enfrenta mais uma vez uma ameaça à segurança. Um ataque em seu serviço baseado em nuvem, ocorrido no ano passado, teve como alvo um de seus funcionários, resultando no roubo de suas credenciais e comprometendo a integridade do sistema.
O desenvolvedor ZachXBT e o criador do MetaMask, Taylor Monahan, lançaram uma investigação meticulosa e conseguiram rastrear mais de 80 carteiras comprometidas devido a esse ataque cibernético.
Diversidade de criptomoedas afetadas
O impacto do ataque se estende por várias redes de criptomoedas, incluindo Arbitrum (ARB), Bitcoin (BTC), BNB (BNB), Ethereum (ETH), Polygon (MATIC) e Solana (SOL). A extensão do dano ficou evidente por meio de uma lista compilada e divulgada por Taylor Monahan, que detalha as carteiras afetadas e as criptomoedas roubadas.