Na quinta-feira (27), a Human Rights Foundation (HRF), organização dedicada à promoção dos direitos humanos, lançou um desafio para desenvolvedores de Bitcoin (BTC). A iniciativa recompensará os participantes com um total de 20 BTC (aproximadamente R$ 2,8 milhões) distribuídos em dez desafios diferentes, com prêmios individuais no valor de 2 BTC (cerca de R$ 280 mil) cada.
O programa, que se estenderá até dezembro de 2024, foi divulgada pelo Twitter do Diretor de Estratégia da Human Rights Foundation e do Oslo Freedom Forum, Alex Gladstein. O objetivo da iniciativa é “estabelecer uma mistura de atualizações desejadas para o Bitcoin que parecessem um tanto realistas.”, comentou Gladstein.
De acordo com Gladstein, a HRF será responsável por selecionar os vencedores de cada desafio proposto. Para garantir a excelência e eficiência das soluções premiadas, a fundação contará com o apoio e a consultoria de especialistas renomados no campo do desenvolvimento de criptomoedas.
Os dez desafios propostos pela HRF abrangem diversas áreas cruciais do universo do Bitcoin e prometem impulsionar o desenvolvimento da criptomoeda. Segue a lista com todos os desafios:
-
Abrir o código-fonte do guia de design (Design Guide): O prêmio será concedido ao indivíduo ou grupo que adaptar o "Bitcoin UI Kit" do formato de arquivo Figma para o projeto de código aberto Penpot, ampliando seu uso para desenvolvedores não vinculados a software proprietário, com patrocínio do HRF.
-
Payjoin sem servidor: Esse desafio consiste na implementação "sem servidor" do protocolo Payjoin versão 2, capaz de enviar e receber transações Payjoin sem a necessidade de um servidor público e mantendo a privacidade do usuário. O desafio requer o uso de URIs de bitcoin unificados BIP-21 e a independência de terceiros que possam comprometer a privacidade do usuário.
-
Grupos de bate-papo no Nostr criptografados de ponta a ponta: desenvolver um cliente Nostr para grupos de bate-papo criptografados, garantindo a privacidade dos usuários contra vazamento de metadados.
-
Pagamentos Silenciosos: O prêmio de 2 BTC será dado a uma carteira Bitcoin de celular de código-aberto, multiplataforma e interoperável com outras carteiras móveis, capaz de enviar e receber pagamentos silenciosos sem a necessidade de um full node pelo cliente.
-
Ofertas legíveis por humanos: O quinto prêmio será concedido à integração de um gerador de ofertas Bolt 12 em uma carteira móvel, permitindo que ofertas legíveis por humanos sejam comunicadas a partir dos dispositivos móveis para outro ser humano sem a necessidade de copiar e colar ou varredura de código QR, de forma similar à exibição de um endereço Bitcoin ou Lightning.
-
Endereço de Lightning autocustodial para carteira de celular: desenvolvimento de um gerador de endereços Lightning (Lightning Address) em dispositivos móveis de autocustódia, integrado a uma carteira popular de Bitcoin para iOS ou Android.
-
Implementação para smartphone da Border Wallets: Integração da Border Wallets em uma popular carteira iOS ou Android
-
Carteira Multi-Sig fácil para celular: A Human Rights Foundation oferece a recompensa de 2 BTC para desenvolvedores que criem uma solução de fácil uso para carteiras mobile com funcionalidade multi-assinatura.
-
Carteira Multi-Sig FROST: implementação de carteira autocustodial baseada em FROST ou assinaturas de limite Schnorr otimizadas e flexíveis.
-
Protocolo eCash: Soluções relacionadas ao protocolo ecash, Cashu. Essa recompensa é dividida em quatro partes de 0,5 BTC, com requisitos específicos para diferentes aplicações desse sistema de ecash.