O Itaú Unibanco entrou no mercado de criptomoedas nesta segunda-feira (4). A instituição financeira passou a oferecer a compra e venda de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) por meio da plataforma de investimentos íon.
Em um primeiro momento, o serviço estará disponível apenas para clientes cadastrados no íon. A opção será liberada gradualmente para todos os usuários da plataforma, e os interessados poderão manifestar interesse para terem acesso ao sistema. As compras mínimas de criptomoedas serão de R$ 10. Os tokens serão custodiados pelo próprio banco. A oferta do serviço pelo Itaú ocorre após o banco ter se mostrado crítico as criptomoedas nos últimos anos.
Segundo nota divulgada pelo banco, "o amadurecimento e a evolução da regulação para ativos digitais nos permitiu iniciar a negociação de criptomoedas agora". “Nosso diferencial foi estudar a jornada, entender as necessidades do cliente e levar em consideração todos os aspectos do desenvolvimento regulatório”, afirmou o head da Itaú Digital Assets, Guto Antunes.
O diretor de Produtos e Soluções para Investidores do Itaú Unibanco, Cláudio Sanches, observou que essa nova tecnologia mostra o interesse na a agenda estratégica do banco. Para ele, isso busca “trazer sofisticação e democratização dentro da jornada de investimentos que oferecemos aos nossos clientes".