Menos de um mês antes das eleições, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, anunciou um plano para estabelecer uma estrutura regulatória que visa proteger homens negros que investem em criptomoedas.
Essa proposta faz parte da "Agenda de Oportunidades para Homens Negros.
A iniciativa surge do dado de que mais de 20% dos negros americanos possuem ou já possuíram criptoativos, de acordo com a equipe de Kamala.
Ela "aprecia as maneiras pelas quais as novas tecnologias podem ampliar o acesso a serviços bancários e financeiros", afirmaram os representantes da campanha.
"Ela garantirá que os proprietários e investidores em ativos digitais se beneficiem de uma estrutura regulatória para que os homens negros e outros que participam desse mercado sejam protegidos”, destacaram.
Propostas adicionais para empreendedores negros
Além da proteção no mercado de criptomoedas, a vice-presidente também anunciou a intenção de disponibilizar um milhão de empréstimos totalmente perdoados, de até US$ 20 mil, para empreendedores negros.
Essa medida visa apoiar a abertura de novos negócios e iniciativas de saúde voltadas para a comunidade negra. Além disso, incluir a legalização da maconha recreativa.
Histórico de Kamala com as criptomoedas
Essa não é a primeira vez que Harris aborda o tema das criptomoedas.
No mês passado, a vice-presidente expressou seu compromisso em encorajar tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e ativos digitais.
A iniciativa promete que ela se comprometa a proteger consumidores e investidores.
Críticas à política de Kamala
No entanto, a proposta de Kamala não veio sem críticas.
Cleve Mesidor, fundadora da Nat'l Policy Network WOC Blockchain, expressou sua insatisfação com a abordagem da vice-presidente.
“É desconcertante que a equipe de políticas Harris-Walz tenha optado por não se reunir com líderes diversos em criptomoedas, mas, em vez disso, esteja implementando uma política que enquadra as criptomoedas apenas em homens negros e propõe uma estrutura regulatória que limita os homens negros a consumidores em vez de produtores", declarou Cleve ao The Block.
Visão de Trump sobre assunto
Por outro lado, Donald Trump, candidato presidencial republicano, tem uma visão mais otimista sobre o setor. Ele prometeu acabar com o que chamou de "repressão ilegal e antiamericana" à indústria de criptomoedas nos Estados Unidos.