A MetaMask, empresa que disponibiliza carteiras de criptomoedas para a rede Ethereum (ETH), está testando um cartão de pagamento totalmente on-chain ao lado da Mastercard. De acordo com vazamentos de material promocional e uma plataforma de testes, o cartão promete ser o primeiro sistema de pagamento "verdadeiramente descentralizado" baseado na tecnologia web3.
O cartão permitiria que os usuários usassem suas criptomoedas "em compras diárias, em todos os lugares onde os cartões são aceitos", de acordo com os materiais de marketing. A MetaMask possui mais de 30 milhões de usuários ativos mensais, enquanto a Mastercard oferece uma rede global de aceitação de cartões.
A Mastercard e sua rival Visa têm avançado ativamente empresas de blockchain e carteiras de autocustódia. A Mastercard já trabalha com a Ledger, empresa de carteiras de hardware, e com a própria MetaMask.
A Visa, por sua vez, tem se dedicado a pagamentos internacionais com o stablecoin USDC e o blockchain Solana, buscando soluções para problemas como as taxas de gás da Ethereum.