Durante a recente conferência Bitcoin 2024 realizada em Nashville, Tennessee, diversas figuras políticas influentes dos Estados Unidos expressaram um apoio ao Bitcoin, o que levou Matt Hougan, diretor de investimentos da Bitwise, a afirmar que "não estamos otimistas o suficiente".
Hougan fez essa declaração em um post publicado na quarta-feira (31), onde destacou o potencial transformador do Bitcoin (BTC), impulsionado pelas promessas feitas por esses políticos.
Entre as declarações mais notáveis, destacam-se os planos do ex-presidente e atual candidato republicano Donald Trump de criar uma reserva estratégica nacional de Bitcoin. Além disso, a senadora Cynthia Lummis, de Wyoming, anunciou um projeto de lei para utilizar uma reserva de Bitcoin como solução para a crise da dívida de US$ 35 trilhões do país.
Outra promessa veio do candidato presidencial independente Robert F. Kennedy Jr., que se comprometeu a fazer o Tesouro dos EUA adquirir 500 Bitcoins por dia até alcançar um total de 4 milhões de Bitcoins.
"Essas ideias seriam apenas sonhos há um ano. Mas depois do que testemunhei na semana passada, elas parecem mais prováveis do que nunca", declarou Hougan, refletindo sobre a rápida evolução do cenário.
Ele comparou a situação atual com a de dois anos atrás, quando o colapso da FTX abalava o mercado, com o Bitcoin sendo negociado a US$ 17 mil e céticos anunciando o fim das criptomoedas. “Agora, os políticos estão falando abertamente sobre construir um 'Fort Knox de Bitcoin'.”, completou Hougan.
Outro ponto de destaque mencionado por Hougan foi a recente parceria entre o Departamento de Justiça dos EUA e a Coinbase, ocorrida apenas um ano após a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) processar a empresa por operar como uma bolsa de valores não registrada.
Ele argumenta que, mesmo que alguns políticos possam não ser verdadeiros entusiastas do Bitcoin, eles estão reconhecendo a crescente popularidade das criptomoedas entre os americanos e se ajustando a essa nova realidade. "Os políticos estão abraçando as criptos porque os americanos estão abraçando as criptos."