A opção "Recover" da fabricante de carteiras Ledger foi ativada recentemente, resultando uma nova onda de críticas de alguns usuários do mundo das criptomoedas que não ficaram impressionados com a novidade.
Desde que o serviço foi discutido publicamente há vários meses, algumas vozes questionaram se o produto comprometeria o compromisso declarado da Ledger com a privacidade e a segurança.
O CEO da Ledger, Pascal Gauthier, anunciou que o "Recover" já está disponível na carteira mais popular da empresa, a Nano X, em uma publicação no X (ex-Twitter) nesta terça-feira (24). Essa funcionalidade visa fornecer um backup para a frase de recuperação inicial dos usuários.
Today is the day. I’m glad to announce that our secure wallet recovery solution Ledger Recover, provided by Coincover, is now available for Ledger Nano X users. You can subscribe to this paid and optional service here:https://t.co/rHKDR3fS7N
— Pascal Gauthier @Ledger (@_pgauthier) October 24, 2023
"Tenho o prazer de anunciar que nossa solução segura de recuperação de carteira Ledger Recover, fornecida pela Coincover, já está disponível para usuários do Ledger Nano X", disse Gauthier no X.
As frases são sequências aleatórias de 12 ou 24 palavras que os usuários precisam lembrar para recuperar o acesso a uma carteira de criptomoedas. A perda dessas palavras ou do registro delas pode resultar na irreversibilidade dos ativos digitais contidos na carteira.
Portanto, é comum que os fabricantes de carteiras ofereçam várias opções de backup para essas frases iniciais. No entanto, a Ledger gerou controvérsia desde o seu anúncio em maio.
A recuperação envolve a criptografia das chaves privadas dos usuários, sua duplicação e divisão em três partes, mantidas por entidades diferentes: Ledger, a empresa de segurança Coincover e um provedor de serviços de backup independente.