Durante o 2T23, os futuros regulamentados de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) na Chicago Mercantile Exchange (CME) atraíram uma participação recorde de grandes traders. De acordo com informações fornecidas pela CME à CoinDesk, o número médio de grandes detentores de interesses em aberto, ou seja, entidades que possuíam pelo menos 25 contratos futuros de Bitcoin, atingiu o valor inédito de 107 durante esse período. Enquanto isso, os chamados grandes detentores de interesses em aberto de Ethereum registraram uma média de 62 no mesmo trimestre.
A CME, regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC), oferece diferentes tamanhos de contrato para cada criptomoeda. No caso do Bitcoin, o contrato futuro padrão é equivalente a 5 BTC, enquanto o contrato micro possui uma dimensão de um décimo de 1 BTC. Já os futuros de Ethereum possuem um tamanho de contrato padrão de 50 ETH, com o micro futuros equivalentes a um décimo de 1 ETH.
Essa participação recorde de grandes detentores ocorreu em meio à continuação do rali das principais criptomoedas no primeiro trimestre do ano. O Bitcoin registrou um aumento de 7% nos três meses até junho, consolidando um crescimento impressionante de 84% no primeiro semestre de 2023. Enquanto isso, o Ethereum apresentou um ganho de 61% nos primeiros seis meses do ano.
O aumento na participação de grandes traders indica um crescente interesse institucional nas criptomoedas, destacando a relevância cada vez maior desse mercado para os investidores de grande porte. Além disso, a regulamentação oferecida pela CME e a supervisão da CFTC podem estar contribuindo para a atração desses players.
Informações obtidas pela CoinDesk.