Uma das primeiras plataformas de pagamento transfronteiriço da Rússia foi lançada oficialmente nessa quinta-feira (7). A plataforma, chamada Exved, permite que entidades legais russas processem liquidações internacionais em criptomoeda.
A Exved se descreve como um “sistema de busca de contrapartes digitais”. Ela permite que importadores e exportadores russos usem sua solução business-to-business para facilitar o processo de “operações de câmbio e atividade econômica externa”.
Até o momento, a plataforma suporta três ativos digitais: a stablecoin Tether (USDT), o rublo offshore e o dólar dos Estados Unidos. “A plataforma trabalha exclusivamente com entidades legais em conformidade com medidas de Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo”, disse a Exved em um comunicado.
A equipe da plataforma acrescentou que “o objetivo do projeto é ajudar entidades legais russas a realizar pagamentos transfronteiriços sem intermediários a taxas de mercado mínimas.” A Exved teve apoio de grandes parceiros do setor, comoo InDeFi Bank, responsável pelo projeto de cripto rublo descentralizado em 2022.