A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RFB) deflagraram, nesta quarta-feira (16), a “Operação Sign Off” para desarticular um grupo que teria praticado crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e descaminho. A ação teve como alvo um grupo que teria movimentado, apenas em um ano e meio, mais de R$ 120 milhões. Como parte da ação, criptoativos das contas dos suspeitos foram bloqueados.
As ações ocorreram em várias cidades do Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis. Além de Ribeirão Preto (SP) e Ponta Porã (MS). Segundo nota publicada pela Polícia Federal, 180 policiais federais e 74 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita cumpriram 50 mandados de busca e apreensão.
A nota também informa que “a ordem judicial também determinou a suspensão de atividades econômicas das empresas intermediadoras dos recursos, sequestro de bens móveis e imóveis, bloqueio de criptoativos e valores em contas bancárias.”
As investigações apontam que o dinheiro era recebido de comerciantes de eletrônicos e enviado ao exterior para o pagamento de mercadorias. Para ocultar a origem do dinheiro, o grupo utilizava empresas de fachada e contas bancárias em nome de laranjas.