O criador da Rental Coins, Fransciley Valdevino da Silva, teve seu pedido de adiamento do depoimento da CPI das Pirâmides Financeiras concedido. Conhecido como o ‘Sheik das Criptomoedas’, Fransciley iria depor na quinta (13), mas obteve um Habeas Corpus aprovado pelo ministro Luís Roberto Barroso.
A solicitação de adiamento foi acatada pelo presidente da comissão, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ). Existe a previsão de que o depoimento ocorra no dia 3 de agosto, semana em que o Congresso retoma as atividades após o recesso. No entanto, essa data ainda não está confirmada.
O ‘sheik’ está sendo investigado por ser suspeito de montar pirâmide financeira milionário por meio de sua empresa Aluguel de Moedas. Segundo o protocolo emitido pelo presidente da CPI, o deputado Aureo Ribeiro, estima-se que o esquema tenha “causado prejuízos de até R$ 1,15 bilhão a investidores e à sociedade entre os anos de 2019 e 2022.”
O empresário já foi preso em 2022 pela Operação Poyais. Fransciley enfrenta acusações de enganar milhares de vítimas por meio do suposto serviço de "aluguel de criptoativos", prometendo retornos mensais de até 20% do capital investido. Ele foi liberto após ter sido concedida a sua liberdade provisória pelo juiz Nivaldo Brunoni, da 23ª Vara Federal de Curitiba.