O aplicativo de mensagens Telegram está expandindo suas opções de pagamento para anúncios na plataforma, permitindo que os usuários comprem anúncios com a criptomoeda Toncoin (TON). A iniciativa, anunciada no domingo (31), também inclui um programa de divisão de receitas que recompensará os proprietários de canais com 50% da receita gerada pelos anúncios exibidos.
Com orçamentos a partir de "um punhado de Toncoins", a plataforma oferece aos usuários uma forma acessível de promover bots e canais. “Ao criar um anúncio no Telegram, você escolhe os canais exatos onde deseja que ele apareça, tendo controle total sobre o contexto”, afirmou a empresa em um comunicado.
Para incentivar a participação dos criadores de conteúdo, o Telegram implementará um programa de divisão de receitas. Proprietários de canais com mais de mil assinantes receberão 50% da receita gerada pelos anúncios exibidos em seus canais.
Os saques das recompensas em Toncoin estarão disponíveis "nas próximas semanas" através da exchange Fragment do Telegram. Os criadores de canais podem retirar suas recompensas sem taxas, reinvesti-las em anúncios na plataforma, adquirir nomes de usuário colecionáveis ou brindes Premium.
A empresa disse que entende “que nem todo mundo gosta de anúncios, mesmo que apoiem os criadores de conteúdo”. “Felizmente, no Telegram qualquer um pode desativar anúncios assinando o Telegram Premium – e obter dezenas de recursos exclusivos, incluindo os novos recursos do Telegram Business”.