O Tesouro da Austrália anunciou nesta quarta-feira (28) sua preocupação com a crescente prática de desbanqueamento e reconheceu os riscos de inação, alertando para a possibilidade de que isso possa levar as empresas de criptomoedas a operarem clandestinamente.
O governo também expressou apoio à maioria das recomendações anteriores do Conselho de Reguladores Financeiros (CFR) sobre desbanqueamento, que poderiam impactar a transição para entidades relacionadas a criptomoedas.
Recentemente, a Austrália testemunhou restrições parciais impostas pelo Commonwealth Bank (CBA), que citou a ocorrência de golpes e perdas financeiras significativas para os clientes. Além disso, a Binance Australia suspendeu temporariamente depósitos e saques em dólares australianos (AUD) por transferência bancária, devido a uma decisão tomada por um prestador de serviços de pagamento terceirizado.
Essas ações destacam a necessidade de uma regulamentação sólida para proteger os consumidores e garantir a integridade do setor de criptomoedas na Austrália. O Tesouro da do país está comprometido em abordar essas preocupações e trabalhar em conjunto com os reguladores financeiros para estabelecer diretrizes claras que promovam um ambiente seguro e transparente para as transações envolvendo criptomoedas no país.