O vice-secretário do Tesouro dos EUA, Wally Adeyemo, alertou as empresas de criptomoedas que os Estados Unidos e seus aliados tomarão medidas se elas não impedirem que organizações terroristas usem criptoativos para arrecadar fundos.
Em um discurso em Londres nesta sexta-feira (27), Adeyemo disse que “a expectativa é que as instituições financeiras e as empresas de ativos digitais e outras do ecossistema de moeda virtual tomem medidas para impedir que terroristas tenham acesso aos recursos”. “Se não agirem para impedir fluxos financeiros ilícitos, os Estados Unidos e os nossos parceiros agirão”, completou.
Para ele, “há aqueles no espaço dos ativos digitais que desejam inovar sem levar em conta as consequências, em vez de fazê-lo de forma responsável, incluindo a proteção contra o financiamento ilícito”.
Esse alerta do Adeyemo depois que a senadora Cynthia Lummis e o deputado French Hill pediram ao procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, que investigue as exchanges de criptomoedas Binance e Tether por possíveis violações das leis de sanções e da Lei de Sigilo Bancário.
Lummis e Hill citam um relatório do Wall Street Journal que afirmava que o Hamas arrecadou milhões de dólares em criptomoedas. No entanto, o relatório foi contestado pela Elliptic, uma empresa de análise de blockchain.