O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu um alerta na sexta-feira (20) alertando as instituições financeiras sobre atividades suspeitas ligadas ao financiamento de organizações terroristas.
O alerta, emitido pela Rede de Repressão a Crimes Financeiros (FinCEN), cita a confiança do Hamas em “campanhas de arrecadação de fundos envolvendo moeda virtual e instituições de caridade fictícias que arrecadam moeda fiduciária e virtual”. De acordo com o documento, o FinCEN disse que os provedores de serviços dos ativos virtuais deveriam relatar transações financeiras suspeitas ligadas ao Hamas.
“Como parte de uma resposta de todo o governo, o Departamento do Tesouro dos EUA (Tesouro) está a tomar todas as medidas necessárias, incluindo a emissão deste Alerta e o envolvimento com homólogos estrangeiros, para negar ao Hamas a capacidade de angariar e utilizar fundos em todo o mundo” disse o alerta.
Nesta sexta-feira, um relatório do Wall Street Journal afirmou que o Hamas, com outros grupos, usou os criptoativos como para arrecadar dinheiro antes dos ataques em Israel no início de setembro. Segundo a empresa Chainalysis, os dados do uso dos criptoativos por esses grupos pode ser exagerado.
“As organizações terroristas usaram historicamente e provavelmente continuarão a usar métodos tradicionais baseados em fiduciários, como instituições financeiras, hawalas e empresas de fachada, como seus principais veículos de financiamento”, escreveu Chainalysis.