Parece que promessas estão sendo cumpridas. O presidente Donald Trump fez uma escolha estratégica para liderar o Gabinete do Controlador da Moeda (OCC), nomeando Jonathan Gould, ex-executivo de blockchain e especialista em regulação bancária.
Gould, que foi diretor jurídico da Bitfury e anteriormente vice-controlador sênior e conselheiro-chefe do OCC, assume o cargo em um momento importante para o setor de criptomoedas nos Estados Unidos.
O que a nomeação de Gould significa para o setor de criptomoedas?
Com a popularidade dos ativos digitais, como o Bitcoin (BTC), a nomeação de Gould é vista como uma tentativa de Trumo de alinhamento da regulamentação do setor com as necessidades emergentes do mercado de criptoativos.
Ele possui experiência no ecossistema de blockchain, tendo atuado na Bitfury, uma das maiores plataformas de mineração de Bitcoin, além de ter sido uma importante na supervisão de instituições financeiras enquanto esteve na OCC.
Ron Hammond, diretor sênior da Blockchain Association, destacou que Gould está “em uma posição privilegiada para começar a trabalhar imediatamente”. Porém, ainda não há uma data definida para ele assumir.
Hammond também sugeriu que a experiência de Gould no mundo das criptomoedas permitirá que a OCC tenha uma participação mais ativa nas discussões legislativas, especialmente sobre stablecoins.
"Além disso, sua experiência em criptomoedas garante que o OCC estará bem posicionado para se envolver substancialmente com o Congresso à medida que eles começam a mover a legislação em torno de stablecoins e estrutura de mercado", destacou Hammond.
Mudanças no Gabinete Do Controlador Da Moeda e outras nomeações no governo Trump
A escolha de Gould faz parte de uma série de decisões do presidente Trump para nomear reguladores mais favoráveis ao setor de criptomoedas para posições no governo.
Além de Gould, Trump também nomeou Paul Atkins para a presidência da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e Brian Quintenz para liderar a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).
Essas nomeações indicam uma mudança clara na abordagem regulatória do governo dos EUA, como prometido durante a campanha de Trump.