Pesquisadores da Universidade de Connecticut estão dando um passo significativo em direção à promoção da educação e do entendimento nas criptomoedas. Em um novo artigo de pesquisa, intitulado "Measuring Crypto Literacy", eles apresentam uma escala abrangente que visa medir o nível de conhecimento das pessoas nesse campo em rápido crescimento.
O líder da pesquisa, John Jones, revelou que sua equipe conduziu um estudo que envolveu 300 estudantes que tiveram alguma interação com criptoativos. Os resultados foram surpreendentes, mostrando que entre 10% e 15% dos participantes perderam moedas em algum momento, seja devido a fraudes ou ao mau gerenciamento de chaves privadas, entre outros fatores.
Para Jones, essas estatísticas são preocupantes e indicam uma clara necessidade de promover a alfabetização em criptomoedas. Ele afirma que "esses números são inaceitáveis para que o setor se popularize". É nesse contexto que a nova escala se torna essencial.
A escala compreende um total de dez questões cuidadosamente elaboradas para avaliar o conhecimento dos indivíduos na área. Algumas dessas perguntas incluem "Quem confirma que uma transferência de Bitcoin é válida?", "O que é uma frase inicial no contexto de uma carteira de hardware?" e "Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre Bitcoin e Ethereum?".
Com base nas respostas, os indivíduos são pontuados em uma escala de zero a dez e, em seguida, categorizados de acordo com sua pontuação. Aqueles que obtiverem uma pontuação de zero a quatro serão considerados como tendo baixa alfabetização de criptomoedas, enquanto uma pontuação média está na faixa de cinco a sete. Pontuações mais altas, variando de oito a dez, indicam um nível superior de conhecimento na área.
Essa escala não apenas identifica as áreas na qual os indivíduos precisam melhorar seu entendimento sobre o mercado de criptomoedas, mas também serve como um recurso valioso para educadores e profissionais que desejam promover a conscientização e a educação sobre o assunto.
Informações obtidas pelo Decrypt.