A Worldcoin, projeto de identidade digital criado por Sam Altman, cofundador da OpenAI, anunciou o lançamento oficial no Brasil nesta terça-feira (12), com início da operação em São Paulo.
O anúncio foi feito por Rodrigo Tozzi, gerente de operações da Tools for Humanity (TFH), parceira da Worldcoin, que revelou detalhes sobre o funcionamento do sistema de verificação de humanidade.
O projeto quer garantir uma identidade digital anônima para os usuários, com a ajuda do Orb, um dispositivo de verificação que escaneia a íris.
Primeira fase da operação em São Paulo
A partir de 13 de novembro, a Worldcoin estará presente em mais de 10 centros de verificação em São Paulo, onde os usuários podem agendar sua verificação.
O sistema exige que os interessados baixem o aplicativo da Worldcoin, o World App, para realizar o agendamento.
Tozzi explicou que a escolha da cidade de São Paulo visa proporcionar maior acesso ao maior número possível de brasileiros, sem a expectativa precisa de expansão futura para outras regiões.
“Realizamos estudos geográficos para criar a maior oportunidade possível para que todos possam se verificar. Por enquanto, não temos datas ou planos específicos de expansão”, informou.
A verificação garante aos usuários 53 tokens da criptomoeda WLD, distribuídos em duas etapas: 25 tokens são liberados em até 48 horas e o restante é pago mensalmente por 12 meses.
Os usuários também podem converter seus WLD em reais diretamente no aplicativo e transferir o valor via PIX para suas contas bancárias.
Parcerias e expansão na América Latina
Tozzi ainda comentou sobre uma parceria em andamento na Argentina com a Rappi, onde os usuários podem solicitar a entrega do Orb em sua casa para a verificação.
A parceria está em fase de testes, com o objetivo de aprimorar o processo antes de uma possível expansão para outros países da América Latina.