O Worldcoin, projeto co-criado pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, interrompeu seu serviço de verificação Orb na Índia, Brasil e França, apenas alguns meses após seu lançamento nesses países. A empresa desenvolvedora do Worldcoin, Tools For Humanity, disse ao TechCrunch que expandiu o serviço para muitos mercados este ano para “acesso por tempo limitado”.
O projeto é focada em identidade e usa dispositivos Orb para escanear a íris das pessoas para provar sua identidade online. A empresa lançou o serviço Orb em vários países no início de 2023, mas enfrentou críticas de alguns especialistas, que alegaram que o processo de verificação viola a privacidade.
Em agosto, o projeto foi suspenso no Quênia, um dos seus maiores mercados, à medida que o próprio país avaliava os riscos que representava para sua população. O TechCrunch trouxe que os obstáculos regulatórios semelhantes também podem estar por trás desta última mudança.
A porta-voz da Tools for Humanity, Lily Gordon, afirmou que a Worldcoin continua focada em trabalhar com parceiros globalmente para garantir que atenda aos requisitos regulatórios e forneça um serviço seguro e transparente para humanos verificados”.
Recentemente, a Worldcoin anunciou a sua atualização “World ID 2.0”, com integrações para plataformas populares, incluindo Telegram, Reddit, Minecraft, Shopify e Mercado Libre. Segundo o projeto, a atualização “torna mais fácil distinguir entre bots e humanos verificados online, preservando a privacidade com aplicativos e serviços populares com novas integrações pré-construídas”.