A Aave, líder de empréstimos DeFi, vem buscando expandir sua presença em outros ecossistemas de blockchain. Na última segunda-feira (03) uma análise para implantar o Aave V3 na Starknet começou. A votação deve ser concluída em 11 de abril.
A proposta detalha um processo de integração em duas etapas entre Aave e Starknet. A primeira fase, que se concentrou em estabelecer uma ponte entre as cadeias Ethereum e Starknet, já recebeu a aprovação da comunidade. A proposta busca finalizar a segunda fase implementando completamente o protocolo Aave na Starknet.
Esse progresso segue a aprovação anterior da comunidade para implantar a versão viável do Aave V3 na rede principal Polygon zkEVM.
A proposta aconselhou a restrição das entradas de ativos e a implementação de parâmetros de risco conservadores. Mitigando os riscos, a proposta recomenda incluir apenas três tipos de garantias — WETH, WMATIC e USDC — e um ativo de empréstimo, USDC.
O Aave V3 representa a terceira grande interação do protocolo Aave, permitindo que os usuários emprestem, tomem empréstimos e acumulem juros em vários ativos criptográficos. Inclusive stablecoins e outros tokens. Além disso, a novidade otimiza o sistema, incluindo a implementação de ferramentas de gerenciamento de risco mais sofisticadas.