O centro de inovação do Banco da Itália selecionou um projeto inovador de Finanças Descentralizadas (DeFi) em parceria com a Polygon Labs, uma desenvolvedora de rede escalável Ethereum (ETH), e a empresa de custódia de criptomoedas Fireblocks. O objetivo é despertar o interesse das instituições financeiras pelos ativos tokenizados e o universo DeFi.
Conforme divulgado em comunicado à imprensa, o Milano Hub, centro dedicado ao desenvolvimento de ideias financeiras inovadoras, se compromete a apoiar o desenvolvimento do "Ecossistema DeFi Institucional para Token de Segurança" ao longo de seis meses. Esse ecossistema pretende auxiliar instituições financeiras tradicionais a experimentarem os tokens de segurança e realizarem transações de maneira segura e regulamentada, fazendo uso dos trilhos DeFi.
Essa iniciativa ocorre em um cenário em que os bancos centrais em todo o mundo explora as Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) e buscam integrar a tecnologia blockchain em seus sistemas de pagamento. Ao mesmo tempo, a tokenização tem se destacado como uma das principais tendências no mundo das criptomoedas, com instituições financeiras tradicionais e empresas de ativos digitais migrando instrumentos convencionais, como títulos e ações, para o ambiente blockchain.
A parceria entre o Banco da Itália, a Polygon Labs e a Fireblocks representa um passo significativo na busca por soluções que impulsionem a adoção de ativos tokenizados e Finanças Descentralizadas no setor financeiro tradicional. O período de apoio de seis meses fornecerá o espaço necessário para aperfeiçoar a plataforma e garantir a segurança e conformidade das operações em DeFi, abrindo novas oportunidades para uma economia financeira mais inclusiva e digitalizada.