As redes de infraestrutura física descentralizadas (DePINs) remodelAM os modelos de infraestrutura tradicionais, proporcionando uma oportunidade análoga à economia gig, de acordo com Kuleen Nimkar, líder do DePIN da Solana Foundation.
Revolucionando infraestrutura tradicional
Enquanto muitas pessoas hoje ganham uma renda suplementar dirigindo para o Uber ou entregando para o DoorDash, com o tempo as pessoas também podem gerar renda adicional contribuindo com hardware para os protocolos DePIN, disse Nimkar ao The Block em uma entrevista recente.
Nova era de ganhos
Mais poderosamente, argumenta Nimkar, os contribuidores das redes DePIN podem gerar receitas significativas apoiando uma rede desde o início, ganhando tokens que mais tarde serão valorizados à medida que a rede cresce. “Isso é algo que nunca aconteceu com a economia de gig da web2. Os primeiros motoristas do Uber não viram um benefício descomunal em apoiar o Uber antes de ele se tornar um gigante”, acrescentou.
Incentivos de token e ecossistema DeFi
Os protocolos DePIN aproveitam incentivos de token, combináveis com o ecossistema DeFi mais amplo, para inicializar redes de hardware, oferecendo serviços como poder de computação e armazenamento.
Informações obtidas pelo The Block.