A aprovação de um ETF à vista de Ethereum (ETH) em maio parece ser um evento "extremamente improvável", segundo Alex Thorn, chefe de pesquisa da Galaxy Digital em nota emitida nesta sexta-feira (22).
Thorn disse que os relatos recentes de que a SEC emitiu intimações para empresas de criptomoedas em relação ao seu relacionamento com a Fundação Ethereum, juntamente com a falta de envolvimento ativo da SEC com os requerentes de ETF apenas dois meses antes do primeiro prazo, são pontos que fazem a aprovação em maio ter algumas dúvidas.
A Fortune divulgou esta semana que a SEC está investigando a possibilidade de classificar o Ether como um valor mobiliário. A base para essa investigação seriam empresas norte-americanas que teriam recebido intimações relacionadas ao caso.
Ele também acredita que a SEC possa estar investigando o passado. A investigação pode estar relacionada à oferta inicial de moedas (ICO) original da Ethereum, realizada em 2014. A dúvida da SEC seria se essa ICO configurou uma oferta de títulos não registrados, e não apenas se a negociação secundária atual do ETH se enquadra como negociação de valores mobiliários.