A aprovação de ETFs de Bitcoin (BTC) à vista nos Estados Unidos em janeiro de 2024 foi um marco importante para o setor de criptomoedas. Agora, os olhos estão voltados para o Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda do mundo.
Há uma demanda significativa por um ETF Ethereum à vista. O chefe da Coinbase Institutional, Brett Tejpaul, falou que há interesse e entusiasmo por um ETF Ethereum à vista de seus clientes. Além disso, ele disse que vários líderes disseram que veriam valor nesse tipo de produto chegando ao mercado.
No entanto, a aprovação de um ETF Ethereum à vista não é garantida. A SEC, que regula os ETFs nos Estados Unidos, ainda não se pronunciou sobre se o Ethereum é considerado uma commodity ou um título.
Aqueles que acreditam que um ETF Ethereum à vista será aprovado em 2024 apontam para semelhanças com a aprovação dos ETFs de bitcoin à vista. O analista de pesquisa da empresa de criação de mercado de criptomoedas GSR, Matt Kunke, afirmou que prevê 75% de propabilidade da aprovação do produto de investimento.
“Essa perspectiva otimista é baseada na vitória do Tribunal de Apelações da Grayscale e na subsequente aprovação do ETF Ethereum Futures, sugerindo coletivamente que a aprovação de um ETF Ethereum à vista é apenas um questão de tempo", completou Kunke.
O fundador e CEO da plataforma institucional de negociação de criptografia XBTO, Philippe Bekhazi, também acredita nessa aprovação. Ele disse que “a aprovação é definitivamente uma questão de quando, não uma questão de se."
"Bitcoin e Ethereum são futuros listados e regulamentados na CME e provavelmente são considerados bastante iguais aos olhos da SEC. Além disso, se as condições de mercado permanecerem fortes, será aplicada pressão adicional para tornar o ativo acessível às instituições”, destacou Bekhazi.
Agora, outros analistas são céticos de que um ETF Ethereum à vista chegará em breve. Eles apontam para a posição geral da SEC em relação aos ETFs criptográficos. O fundador e sócio-gerente da SkyBridge Capital, Anthony Scaramucci, levantou como foi o processo de aprovação do ETF de BTC.
“A SEC deixou claro em sua aprovação do ETF Bitcoin que considera a grande maioria dos ativos criptográficos como contratos de investimento sujeitos a leis de valores mobiliários, impedindo-os assim de uma estrutura ETP para commodities únicas não relacionadas a valores mobiliários”, disse Scaramucci.
O banco de investimento TD Cowen acredita que a SEC pode esperar antes de aprovar novos ETFs de criptoativos. “Acreditamos que a SEC desejará ganhar experiência com os ETFs de Bitcoin antes de aprovar um ETF de Ethereum ou outro token criptográfico”, escreveu o TD Cowen Washington Research Group, liderado por Jaret Seiberg. “A espera pode não durar 26 meses, mas provavelmente será depois das eleições.”