A aprovação de um ETF de Bitcoin (BTC) à vista nos Estados Unidos é "inevitável", disse o ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Jay Clayton, em uma entrevista à CNBC na segunda-feira (8). "Acho que a aprovação é inevitável. Não há mais nada a ser decidido”, afirmou.
Clayton, que deixou a SEC em dezembro de 2020, disse que a agência reguladora está "confortável" com as divulgações feitas pelas gestoras de ETFs de Bitcoin, como BlackRock e Fidelity. Ele também observou que a dinâmica do mercado subjacente ao Bitcoin melhorou nos últimos anos, com menos casos de manipulação e fraudes.
"Cinco anos atrás, havia wash trading, havia pirâmides, havia todos os tipos de coisas que você não gostaria de disponibilizar para o público em geral por causa dos riscos associados", disse Clayton. "Agora, não há nada disso."
Claynton também elogiou o setor da tecnologia blockchain de modo geral. "Esse é um grande passo, não apenas para o Bitcoin, mas para as finanças em geral. Se você puder tokenizar ativos subjacentes e negociá-los dessa forma. Essa é uma mudança potencialmente significativa nas finanças, não apenas no 'espaço cripto'."