Investidores institucionais americanos estão otimistas com o futuro dos ativos digitais, e a aprovação de ETFs de Bitcoin (BTC) à vista pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) pode ser um fator para esse crescimento, de acordo com pesquisa feita pela Coinbase em parceria com o Custom Research Lab.
O levantamento, realizado com 250 tomadores de decisão de investimentos em fundos, gestoras e family offices, revelou que 65% dos entrevistados acreditam que as criptomoedas provavelmente se tornarão um veículo de investimento amplamente utilizado por investidores institucionais dentro de 3 a 5 anos.
O estudo também mostrou que os investidores institucionais estão cada vez mais otimistas em relação às perspectivas de curto prazo para os ativos digitais. 59% dos entrevistados preveem aumentar suas alocações em criptomoedas nos próximos três anos, e 57% acreditam que os preços dos ativos digitais vão subir nos próximos 12 meses.
Os investidores institucionais estão confiantes de que os ativos digitais oferecem um retorno ajustado ao risco superior a outras classes de ativos. Na comparação com 15 categorias de investimento, os ativos digitais foram classificados em terceiro lugar, atrás somente de capitais privados e ações públicas dos EUA.
A aprovação de ETFs à vista pela SEC pode ser um importante passo para atrair mais investidores institucionais para o mercado de criptomoedas. Dos entrevistados, três a cada quatro investidores institucionais esperam que aumente o interesse de sua instituição em investir em Bitcoin ou Ethereum (ETH).
Para o líder da área Institucional na Coinbase, Brett Tejpaul, a aprovação poderia impactar positivamente o setor. “A aprovação dos ETF de cripto e uma maior clareza regulatória serão positivamente estabilizadoras para o ecossistema de ativos digitais no longo prazo. A falta de certeza sobre quem pode fazer o quê nesses mercados impediu que interessados em investir o fizessem”, destacou.
Tejpaul ainda ressaltou que “orientação e supervisão claras trarão aos investidores a proteção e o entendimento necessários para o uso robusto desta classe de ativos”.