Ark Invest e 21Shares, empresas vistas como concorrentes líderes na corrida dos ETFs de Bitcoin (BTC), anunciaram nesta quinta-feira (22) o lançamento de dois novos fundos de índice de criptomoedas: o ARK 21Shares Active Ethereum Futures (ARKZ) e o ARK 21Shares Active Bitcoin Ethereum Strategy (ARKY).
Ambos os fundos investirão em contratos futuros de Ethereum (ETH), negociados na Chicago Mercantile Exchange (CME). O ARKZ investirá pelo menos 25% de seus ativos em contratos futuros de ETH, enquanto o ARKY investirá em contratos futuros de BTC e de ETH, além dos projetos dos próprios ETFs.
A decisão de lançar os ETFs de ETH ocorre em um momento em que a Comissão De Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos está prestes a considerar a aprovação de ETFs de futuros de Ethereum. Em maio, a SEC solicitou aos emissores de fundos que pausassem seus esforços na introdução desses produtos.
Ark Invest e 21Shares fizeram parceria pela primeira vez para lançar um ETF bitcoin à vista em 2021. A SEC bloqueou as duas primeiras tentativas das empresas e está atualmente revisando a última proposta.