A ARK Invest e a 21Shares, empresa de Cathie Wood, uniram forças para fazer uma solicitação conjunta à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) para a criação de dois produtos inovadores de fundos negociados em bolsa (ETFs) voltados para o futuro do Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). Esse passo segue a tendência de empresas que estão buscando lançar produtos financeiros similares nesse setor em expansão.
A solicitação foi protocolada na última quinta-feira (24) pelo consultor de investimentos dos produtos, Empowered Funds, e aponta dois ETFs de destaque: o ETF ARK 21Shares Active Ethereum Futures (ARKZ) e o ETF ARK 21Shares Active Bitcoin Ethereum Strategy (ARKY).
Vale destacar que os ETFs não pretendem investir diretamente nos ativos digitais em si, nem em produtos à vista. Pelo contrário, eles se concentrarão na negociação de contratos de futuros, liquidados em dinheiro, e são operados em bolsas de mercadorias devidamente registradas na Commodity Futures Trading Commission (CFTC), como na Chicago Mercantile Exchange (CME).
De acordo com informações presentes no documento submetido à SEC, o ETF ARKZ está planejado para alocar no mínimo 25% de seus recursos em produtos futuros relacionados ao Ethereum, uma das principais criptomoedas do mercado. Os investimentos restantes do fundo serão distribuídos entre títulos do Tesouro dos Estados Unidos, instrumentos do mercado monetário e acordos de recompra, visando uma estratégia de diversificação.
De maneira semelhante, o ETF ARKY pretende destinar pelo menos um quarto de seus recursos em produtos futuros que englobam tanto o ETH quanto o BTC, duas das criptomoedas mais proeminentes do cenário atual. Os ativos restantes do fundo serão mantidos em dinheiro e equivalentes de dinheiro, principalmente em títulos do governo dos Estados Unidos.