A BlackRock e a Nasdaq reforçaram seu apoio a um ETF Bitcoin à vista nos Estados Unidos, com uma reunião na terça-feira (19) com a Divisão de Negociação e Mercados da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
A reunião incluiu o chefe de ativos digitais da BlackRock, Robert Mitchnick, com pessoal da equipe de ETF da gestora de ativos. O vice-presidente e diretor de regulamentação da Nasdaq, Joseph Cusick, o chefe de listagens de ETP, Alison Doyle e o chefe de ações dos EUA e produtos negociados em bolsa, Giang Bui, e o chefe de listagens de ETP, Alison Doyle. Representando a SEC, estavam David Shillman e Eric Juzenas, Diretores Associados da Divisão de Negociação e Mercados do regulador.
Segundo um memorando divulgado pela SEC, a discussão foi relacionada à “proposta de mudança de regra da Nasdaq para listar e negociar ações do iShares Bitcoin Trust sob a regra 5711 (d) da NASDAQ”. A Regra 5711(d) da SEC fornece diretrizes para a listagem inicial e contínua de Ações Fiduciárias Baseadas em Commodities (Commodity-Based Trust Shares, CBTs).
A reunião aconteceu pós a BlackRock alterar seu aplicativo S-1 para o iShares Bitcoin Trust, dando ao fundo um novo ticker, IBIT, e mudando-o para um ETF somente em dinheiro. Isso significa que novas ações do fundo só podem ser criadas com dinheiro, não Bitcoin.