A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira (10) 11 propostas para ETFs de Bitcoin à vista. A aprovação é um marco para a indústria de criptomoedas e pode levar a um aumento significativo na adoção do Bitcoin (BTC).
Em documento divulgado no site da SEC, o regulador aprova os produtos de investimento da Bitwise, Grayscale, Hashdex, BlackRock, Valkyrie, BZX, Invesco, VanEck, WisdomTree, Fidelity e Franklin.
“Após uma análise cuidadosa, a Comissão considera que as propostas são consistentes com a Lei de Câmbio e com as regras e regulamentos aplicáveis a uma bolsa de valores nacional”, afirma o documento. A SEC também afirma que que a fraude ou manipulação nos mercados spot de bitcoin afetaria provavelmente os mercados futuros de BTC da mesma forma.
O regulador também publicou um discurso presidente da SEC, Gary Gensler, confirmando as aprovações, mas emitindo um aviso. Embora tenhamos aprovado hoje a listagem e negociação de certas ações ETF de bitcoin à vista, não aprovamos ou endossamos o Bitcoin. Os investidores devem permanecer cautelosos sobre a miríade de riscos associados ao Bitcoin e aos produtos cujo valor está vinculado aos criptoativos”, disse ele.
Os ETFs de Bitcoin à vista devem começar a ser negociados nas bolsas dos Estados Unidos nesta quinta-feira (11). Os emissores dos ETFs estimam que os produtos atrairão milhões de dólares em investimentos iniciais.