O deputado Patrick McHenry, RN.C., presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, criticou a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) após uma decisão judicial favorável à Grayscale em seu pedido de um ETF de Bitcoin (BTC) à vista, dessa terça-feira (29).
Em uma postagem no Twitter na terça-feira, McHenry disse que a “cruzada do presidente da SEC, Gary Gensler, contra o ecossistema de ativos digitais está desmoronando sob o escrutínio dos tribunais”. Outros legisladores republicanos também criticaram a SEC após a decisão, como o deputado Warren Davidson, de Ohio.
O ex-senador Pat Toomey, de Pensilvânia, disse que a decisão “manteve hoje o estado de direito". Ele também disse que o Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia “atendeu adequadamente aos consumidores americanos ao anular a decisão arbitrária e caprichosada SEC que negou o pedido da Grayscale para converter seu Bitcoin Trust em um ETF.”
A decisão do Tribunal de Apelações do Circuito de DC na terça-feira foi uma vitória para a Grayscale, que processou a SEC em junho de 2022 por rejeitar seu pedido de um ETF de bitcoin à vista. O tribunal anulou a decisão da SEC. A decisão não significa que a Grayscale seja garantida de receber aprovação para seu pedido. No entanto, ela força a SEC a reconsiderar o pedido da Grayscale.