O desconto no preço das ações do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em relação ao valor líquido dos ativos diminuiu na sexta-feira, atingindo uma baixa de quase um mês, um dia depois que a gigante de gestão de investimentos BlackRock entrou com um pedido para um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista.
Essa movimentação tem impacto no mercado de criptomoedas, e os analistas observam a influência e histórico da BlackRock como um possível divisor de águas.
Segundo os dados do TradingView, o preço das ações do GBTC registrou um salto de mais de 8% nas últimas 24 horas, chegando a quase US$ 14. Esse aumento ultrapassou o valor do ativo digital que o fundo detém, o BTC, que subiu 3,5% no mesmo período, atingindo US$ 25.800.
O desconto atualmente situa-se em torno de 40%, conforme os cálculos da CoinDesk. Embora tenha diminuído em relação aos 44% no início desta semana, continua significativamente acima do nível de 35% alcançado no início desta primavera, conforme registrado no YCharts.
No entanto, analistas apontam que o pedido de ETF de Bitcoin apresentado pela BlackRock pode representar um ponto de virada significativo. A empresa de investimentos obteve a aprovação dos reguladores em 575 casos, com apenas uma negação, como destacado por Eric Balchunas, analista sênior de ETFs da Bloomberg, em um tweet.
A entrada da BlackRock no mercado de ETFs de BTC poderia abrir caminho para uma maior adoção institucional e aumentar a confiança dos investidores. Isso também pode afetar a dinâmica do desconto do GBTC, já que a demanda por um fundo de Bitcoin diretamente negociado em bolsa pode reduzir a necessidade de investidores adquirirem ações com desconto.