A Nasdaq protocolou oficialmente um pedido à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para listar e negociar um fundo negociado em bolsa (ETF) lastreado no Avalanche (AVAX), desenvolvido pela gestora VanEck.
Após o pedido, a criptomoeda registrou alta. Nesta sexta-feira (11), o AVAX é negociada a US$ 18,95 com alta de 3,79% nas últimas 24 horas. De acordo com o CoinMarketCap, o ativo acumula valorização de 5,3% na semana.
Pedido de ETF da Avalanche (AVAX)
Caso a SEC aprove a solicitação, o ETF permitirá que investidores ganhem exposição ao desempenho do Avalanche sem precisar comprar AVAX diretamente.
O protocolo, submetido pelo vice-presidente executivo da bolsa, John Zecca, prevê a criação de um fundo que siga a regulamentação destinada a trusts lastreados por commodities, conforme estipula a Regra 5711(d) do órgão regulador.
A estrutura do fundo será operada pela VanEck Digital Assets, enquanto a guarda dos tokens ficará sob responsabilidade de uma custodiante especializada.
Gestoras estão interessadas no AVAX
Esse novo ETF baseado no Avalanche não é um caso isolado. A VanEck tem ampliado sua atuação no mercado de ativos digitais por meio de produtos semelhantes envolvendo outras altcoins, como Ethereum (ETH), Solana (SIL) e BNB. Em março, a empresa registrou o Avalanche Trust como companhia fiduciária no estado de Delaware, nos Estados Unidos.
A Nasdaq também entrou com um segundo pedido relacionado ao Avalanche, desta vez em nome da Grayscale, outra empresa do setor de investimentos em ativos digitais.
Vale a pena investir em ETFs de criptomoedas?
Os ETFs de criptomoedas são uma ótima alternativa para quem quer investir em ativos digitais, mas não quer comprar e armazenar as moedas digitais diretamente.
Esses fundos negociados em bolsa replicam o desempenho das criptomoedas, permitindo que investidores participem das oscilações dao ativo digital sem ter a dor de cabeça de administrar carteiras digitais ou chaves privadas.