A aprovação condicional de ETFs spot de Bitcoin e Ethereum em Hong Kong na semana passada pode ter um impacto positivo no cenário de criptomoedas da Ásia, e até mesmo levar a mudanças regulatórias mais favoráveis na China continental.
A plataforma de ativos digitais OSL, que será um "parceiro subcustodiante" para os ETFs da China Asset Management (ChinaAMC) e Harvest Global Investment, vê essa aprovação como um passo positivo. O CEO da OSL, Patrick Pan, acredita que os ETFs podem impulsionar uma onda de regulamentação "mais progressiva" na China e ter um efeito cascata em toda a região.
“Para a China, este desenvolvimento em Hong Kong solidifica o lugar de Hong Kong como um centro financeiro único para inovações e pode influenciar futuras considerações regulatórias e a abertura do mercado para a criptografia, potencialmente levando a políticas mais progressistas alinhadas com os padrões globais”, destacou Pan ao Decrypt.
Tanto a OSL quanto a ChinaAMC acreditam que a aprovação dos ETFs à vista pode levar a uma evolução regulatória na China continental. Thomas Zhu, chefe de ativos digitais da ChinaAMC, disse ao Decrypt que isso pode "acelerar as próprias estruturas dos reguladores para acomodar esses produtos", levando a uma "aceitação mais ampla" da criptomoeda na região.