A Hashdex, a maior empresa de gestão de ativos cripto da América Latina, apresentou uma aplicação à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para operar um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin (BTC).
A aplicação da Hashdex é incomum em sua estratégia. A empresa propõe adquirir Bitcoin no mercado à vista regulamentado da Chicago Mercantile Exchange (CME) por meio de seu ETF de futuros de Bitcoin existente.
Segundo o arquivamento oficial da NYSE Arca à SEC, a proposta da Hashdex é usar a Exchange for Physical (EFP) Transactions para adquirir e alienar Bitcoin à vista, em vez de transações em bolsas à vista não regulamentadas”. Dessa forma, daria mais garantia aos reguladores financeiros.
Isso aconteceria porque os preços das criptomoedas seriam monitoradas por movimentos em um mercado regulamentado. O fundador do Altana Digital Currency Fund, Alistair Milne, afirmou que “esta é uma estratégia inovadora que pode aumentar as chances da Hashdex de obter a aprovação da SEC”.