Um analista da Matrixport, uma plataforma de investimentos em criptomoedas, prevê que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos rejeitará todos os pedidos de ETFs de Bitcoin (BTC) à vista em janeiro.
Em um relatório publicado na terça-feira (2), Markus Thielen argumentou que os pedidos ainda não atendem a um requisito crítico que deve ser cumprido antes que a SEC possa aprovar um ETF de bitcoin à vista.
Thielen argumentou que o presidente da SEC, Gary Gensler, não é favorável com o setor. Gensler já expressou preocupação com a necessidade de uma conformidade da indústria de criptomoedas mais rigorosa.
“O presidente da SEC, Gensler, não está adotando a criptografia nos EUA, e pode até ser muito improvável esperar que ele vote para aprovar ETFs à vista de bitcoin”, escreveu Thielen. “Isso pode ser cumprido até o segundo trimestre de 2024, mas esperamos que a SEC rejeite todas as propostas em janeiro.”
Se a SEC rejeitar as propostas de ETFs de bitcoin à vista, Thielen disse que espera ver liquidações em cascata à medida que bilhões de dólares em futuros de bitcoin longos perpétuos se desenrolam. Com isso, é possível ter uma queda acentuada do preço do BTC em cerca de 20%, de volta à faixa de US$ 36 mil a US$ 38 mil.