sábado, 19 de abril, 2025

ETFs

A+ A-

Pedido de ETF de Bitcoin da BlackRock pode influenciar SEC com novo mecanismo

Acordo estabelece pareceria entre Coinbase e Nasdaq, no qual informações sobre atividades suspeitas serão compartilhadas com autoridades

terça, 11 de julho, 2023 - 14:29

Redação MyCryptoChannel

As expectativas em torno da possibilidade de aprovação aumentaram após a BlackRock solicitar a criação de um ETF de Bitcoin. Observadores do mercado se perguntaram se a maior gestora de ativos do mundo teria uma chance melhor do que seus predecessores rejeitados anteriormente. Um dos principais pontos de análise é um mecanismo dentro do aplicativo que permite que negociações suspeitas sejam sinalizadas para as autoridades.

O pedido desencadeou uma série de solicitações, com o agora onipresente Acordo de Compartilhamento de Vigilância (SSA, na sigla em inglês) adicionado. No entanto, o que provavelmente influenciará a decisão da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos é um acordo de compartilhamento de informações que inverte a posição de poder no acordo, concedendo aos reguladores o direito de exigir informações adicionais.

Embora o requisito da SEC para compartilhamento de vigilância a fim de evitar a manipulação de criptomoedas no mercado não seja novo - ele apareceu pela primeira vez no pedido do Winklevoss Bitcoin ETF, em 2017.

O acordo proposto estabelece uma parceria estreita entre a Coinbase e a Nasdaq, onde informações relevantes sobre atividades suspeitas relacionadas ao ETF serão compartilhadas com as autoridades. Esse tipo de colaboração intensiva com as principais entidades do setor pode dar à SEC uma maior sensação de segurança em relação à possível aprovação.

ETFs

SEC adia decisão para junho sobre ETFs com staking e resgate em criptomoedas

Órgão regulador dos EUA diz precisar de mais tempo para avaliar mudanças nas regras dos fundos

terça, 15 de abril, 2025 - 10:55

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou decisões sobre fundos de negociados em bolsas de criptomoedas (ETFs) que envolvem staking e operações de criação e resgate em espécie. A nova previsão é que o órgão se posicione sobre os pedidos apenas em junho, de acordo com documentos oficiais divulgados nesta semana.

SEC adia decisões sobre ETFs de criptomoedas

A SEC justifica a medida com a necessidade de mais tempo para avaliar os impactos regulatórios dessas mudanças. 

O adiamento se aplica a solicitações feitas por gestoras como Grayscale, VanEck e WisdomTree, que buscam introduzir novas funções em seus ETFs, como o bloqueio de ativos digitais para geração de rendimento (staking) e a negociação com os próprios criptoativos em vez de dinheiro fiduciário.

O que é staking em ETFs de Ethereum? 

Um dos adiamentos é referente ao Grayscale Ethereum Trust ETF e o Grayscale Ethereum Mini Trust ETF. Em fevereiro, a NYSE Arca, bolsa que abriga os produtos, solicitou uma alteração nas regras que permitiria o depósito do Ethereum (ETH) nos fundos. O prazo inicial da SEC era 17 de abril, mas foi prorrogado para 1º de junho.

A proposta de staking, defendida em reuniões entre executivos da Jito, da Multicoin Capital e a SEC, permitirá que investidores recebam rendimentos com o bloqueio temporário de ativos.

A ideia é ampliar o potencial de retorno dos ETFs, o que poderia atrair mais investidores institucionais para o mercado de criptomoedas.

Mudanças nas operações de criação e resgate também estão em análise

Outro tema em discussão é a autorização para operações de criação e resgate em espécie nos fundos VanEck Bitcoin Trust e VanEck Ethereum Trust. Atualmente, essas operações são feitas apenas com moeda fiduciária. A proposta da Cboe BZX, apresentada em fevereiro, permitiria a realização dessas transações com as próprias criptomoedas.

A SEC também adiou sua decisão sobre essa mudança, inicialmente prevista para 19 de abril. O novo prazo estabelecido pelo órgão é 3 de junho. A medida também se estende ao Fundo Bitcoin WisdomTree, que aguarda autorização para usar o mesmo modelo operacional. 

SEC pede mais tempo

Em nota oficial, a secretária assistente da SEC, Sherry R. Haywood, afirmou que o órgão considera “apropriado designar um período mais longo” para tomar decisões.

O objetivo é que tenha “tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões nela levantadas”. 


 

ETFs

ETFs de Ethereum ganham opções na Nasdaq após aprovação da SEC

Comissão dos EUA aprova negociação de opções para ETFs de ETH da BlackRock, Bitwise e Grayscale

sexta, 11 de abril, 2025 - 11:08

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) autorizou a negociação de opções para três fundos negociados em bolsa (ETFs) atrelados ao Ethereum (ETH). De acordo com o comunicado oficial do regulador, haverá um limite de até 25 mil contratos por negociação, sendo o tamanho do contrato ajustado conforme a posição do fundo no mercado.

Após a notícia, o ETH registrou uma alta. Apesar da queda semanal de 12,82%, a segunda maior criptomoeda do mundo em termos de valorização avança 0,37% a US$ 1,56 mil. 

Novas opções de ETFs de EThereum

Entre os produtos autorizados, estão o iShares Ethereum Trust, da BlackRock, o ETF da Bitwise e o Ethereum Trust, da Grayscale. A negociação de opções desses fundos ocorrerá na Nasdaq, conforme previsto na proposta original submetida ao regulador.

Por meio desses instrumentos, é possível apostar na valorização ou queda de um ativo, com potencial de ganhos maiores – ou perdas, no caso de má gestão de risco.

As opções permitem comprar ou vender um ativo por um valor determinado em uma data futura. Isso proporciona maior flexibilidade para operar em cenários de alta volatilidade, típicos do mercado cripto.

Além disso, a negociação de opções tende a aumentar a liquidez dos ativos envolvidos, favorecendo a descoberta de preços e, potencialmente, contribuindo para a valorização do Ethereum no médio e longo prazo.

Expectativas de crescimento para ETFs de Ethereum com novas opções

O movimento acontece após a SEC ter aprovado, no ano passado, tanto os ETFs de Bitcoin quanto suas respectivas opções. Além disso, agora o órgão regulador tende a ser mais receptivo com as criptomoedas, já que nessa semana Paul Atkins foi confirmado como novo presidente da SEC. 

O novo gestor do regulador foi co-presidente da Token Alliance, grupo de defesa de criptomoedas, até o final de 2024.

“Atkins também fornecerá clareza regulatória para os ativos digitais, permitindo que a inovação americana prospere e garantindo nossa competitividade no cenário global”, declarou o senador Tim Scott, presidente do Comitê Bancário do Senado.