A euforia inicial em torno da aprovação de ETFs de Bitcoin à vista pela SEC deu lugar à cautela em relação aos ETFs de Ethereum (ETH) à vista. Os mercados de previsão, como o Polymarket, estimam que a probabilidade de aprovação até o final de maio caiu para 28%, em comparação com 74% em 10 de janeiro.
Desde a aprovação dos ETFs de Bitcoin, a atenção se voltou para o Ether, a segunda maior criptomoeda por capitalização de mercado. Gestores de ativos como BlackRock e Fidelity apresentaram pedidos de ETFs de Ether à vista, mas a SEC adiou a decisão sobre os pedidos no início deste mês.
Analistas do Ryze Labs acreditam que a SEC pode ser mais hesitante em aprovar ETFs de outras criptomoedas além do Bitcoin. "O mandato estreito do presidente da SEC, Gary Gensler, para ETFs de Bitcoin à vista deixa à agência mais espaço para rejeitar futuras solicitações de ETF não-Bitcoin", disseram em um e-mail ao The Block.
As chances de aprovação do ETF de Ether à vista sofreram mais um obstáculo esta semana. Dois senadores dos EUA enviaram uma carta ao presidente da SEC pedindo que ele não aprove novos produtos criptos após a aprovação dos ETFs de Bitcoin.
Senadores dos EUA exigem restrições para ETFs de Criptomoedas
Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg, também reduziu suas expectativas de aprovação de um ETF de Ether à vista para 30%, abaixo dos 70% em janeiro. "Temos 30% de probabilidade", destacou Balchunas ao The Block.