A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos abriu uma nova fase de análise para determinar se o ETF à vista proposto do Valkyrie Bitcoin Fund deve ser aprovado ou reprovado. O regulador pediu a opinião dos comentaristas sobre os riscos de manipulação do mercado de Bitcoin (BTC).
Em um documento publicado na quinta-feira, a SEC afirmou que está instituindo procedimentos adicionais para avaliar “as questões jurídicas e políticas levantadas pela alteração proposta das regras". O regulador disse que a instituição do processo não indica que tenha chegado a quaisquer conclusões sobre o pedido do Valkyrie.
O ETF proposto do Valkyrie manterá BTC para refletir o desempenho da taxa de referência de Bitcoin CME CF, variante de Nova York. A empresa solicitou pela primeira vez o fundo em junho.
No documento de quinta-feira, a SEC pediu a opinião dos comentaristas sobre os seguintes tópicos: se a proposta da Bolsa foi projetada para prevenir atos e práticas fraudulentas e manipuladoras e as opiniões dos comentaristas em geral com relação à liquidez e transparência dos mercados de Bitcoin e à suscetibilidade dos mercados de Bitcoin à manipulação.
Além disso, a Comissão quer saber se uma proposta de acordo de compartilhamento de vigilância com a exchange de criptomoedas Coinbase seria útil para "detectar, investigar e dissuadir fraude e manipulação". Esses dados, opiniões e argumentos poderão ser enviados pelos comentaristas em um prazo de 21 dias e depois há 35 dias para refutações.