A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou para 5 de março o prazo para uma decisão sobre o ETF de Ethereum (ETH) à vista proposto pela Fidelity. A decisão foi anunciada na quinta-feira (18) e foi recebida com cautela por analistas do mercado.
Em um registro pela SEC, o órgão regulador disse que "considera apropriado designar um período mais longo para tomar medidas sobre a mudança de regra proposta". A mudança de regra seria para ter “tempo suficiente para considerar essa mudança e as questões levantadas nela”.
O analista de ETF da Bloomberg Intelligence, James Seyffart, disse que o atraso na decisão da SEC sobre os ETFs de Bitcoin à vista era "totalmente esperado". Ele acrescentou que a data que realmente importa é o final de maio, quando a SEC deve tomar uma decisão final sobre o assunto.
A Fidelity, BlackRock, Ark Invest/21Shares e VanEck foram algumas das empresas que solicitaram ETFs de Ethereum à vista em novembro de 2023. Desde a aprovação do ETF de Bitcoin (BTC), os especialistas especulam quando a SEC aprovará o produto de investimento do ETH.
Eric Balchunas, analista da Bloomberg, acredita que há uma chance de 70% de aprovação de um ETF de Ethereum em 2024. Já o JPMorgam revelou um certo ceticismo com essa aprovação e disse que as chances disso acontecer até maio caiu para menos de 50%.