A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) aceitou a proposta de ETF de Bitcoin spot apresentada pela gestora Valkyrie, conforme divulgado na lista de regulamentações da Nasdaq da SEC. Agora, o pedido seguirá para a revisão oficial do regulador, junto com o pedido de ETF da BlackRock, que também foi aceito para revisão em 13 de julho.
Essa não é a primeira vez que um projeto de ETF de Bitcoin da Valkyrie passa pelo SEC. Em 2021, o fundo submeteu a proposta do Valkyrie Bitcoin Trust na Bolsa de Valores de Nova York. A Comissão não aceitou a proposta e nenhum outro pedido parecido naquele ano.
Essa nova proposta da Valkyrie foi apresentado no final de junho de 2023. A gestora propôs listar o ETF com o símbolo “BRRR”, que se refere a um meme da comunidade cripto que signigica o sam da impressão de dinheiro.
No momento, a SEC também abriu uma pesquisa pública sobre o projeto, etapa obrigatória do processo regulatório. Esse período de comentários dura 21 dias, até o dia 7 de agosto. Após isso, o órgão tem pelo menos 45 dias para a avaliação final do ETF, podendo solicitar informações adicionais antes da aprovação.
Se a SEC conceder autorização para um ETF de Bitcoin spot, os investidores, especialmente os institucionais, terão a possibilidade de alocar seus recursos em Bitcoin sem a necessidade de possuir a criptomoeda de forma direta. Em vez disso, eles poderão realizar transações com esses ativos nos mercados tradicionais de ações.