A Comissão de Valores Mobiliários (SEC), órgão regulador dos mercados financeiros dos Estados Unidos, deu início à análise das mais recentes aplicações de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin (BTC). A iniciativa da SEC visa avaliar a possibilidade de aprovação desses produtos financeiros inovadores que estão diretamente relacionados à criptomoeda mais conhecida e valiosa do mundo.
Embora a divulgação dos documentos para consulta pública tenha ocorrido na semana passada, o processo de revisão formal pela SEC somente começará quando os registros forem publicados no registro federal. Esse é um passo importante para garantir a transparência e a participação pública no processo decisório da Comissão.
Nesse sentido, a SEC está solicitando comentários sobre todos os cinco aplicativos de ETFs apresentados pela Cboe, uma das principais bolsas de valores dos EUA. As empresas que submeteram as propostas são: ARK 21Shares, Invesco Galaxy, VanEck, WisdomTree e Wise Origin.
Essas empresas estão buscando obter aprovação regulatória para lançar ETFs, permitindo que investidores institucionais e individuais tenham acesso aos benefícios e oportunidades de investimento proporcionados pela criptomoeda.
Embora não haja um prazo definido para a conclusão da análise, espera-se que a SEC leve em consideração as opiniões públicas recebidas antes de tomar uma decisão final. A aprovação poderia abrir caminho para um maior envolvimento institucional e popularização das criptomoedas nos Estados Unidos, impactando não apenas o mercado financeiro, mas também a adoção global desses ativos digitais.